A Gol anuncia os destaques da sua malha aérea para a alta temporada de verão em 2025, que vai de 16 de dezembro de 2024 a 9 de março. No mês de janeiro, a companhia oferece um total de 20.426 operações e aproximadamente 3,7 milhões de assentos (entre voos nacionais e internacionais), refletindo um crescimento significativo em sua conectividade tanto no Brasil quanto no Exterior, com a adição de 23 novos mercados.
A aérea também destaca a maior oferta de voos internacionais de sua história na alta temporada de verão. São mais de 4,4 mil voos e 825 mil assentos disponibilizados aos passageiros brasileiros e do Exterior, um acréscimo de 30% frente ao mesmo período de 2023/2024.
Confira, abaixo, mais detalhes da malha aérea da Gol na próxima alta temporada:
- Serão 18 mil voos e 3,42 milhões de assentos disponibilizados em janeiro de 2025;
- Em comparação com novembro de 2024, a Gol registra incremento de 18% em suas operações, com destaque para as rotas entre Sudeste e Nordeste, e as novas ofertas internacionais. Em janeiro, mês tradicionalmente em que a demanda é mais acentuada por viagens de lazer, serão, em média, 628 decolagens diárias.
Oferta da Gol no Brasil durante a alta temporada:
Na região Nordeste
- A região Nordeste terá um crescimento significativo na oferta de voos em janeiro do próximo ano, com um aumento de 42% em comparação a novembro de 2024. Serão disponibilizados mais de 1 milhão e 300 mil assentos para a região.
Na região Centro Oeste
- No Centro-Oeste, a movimentação também apresenta avanços significativos. Haverá um aumento de 6% no número de voos, com destaques em destinos como Bonito e Caldas Novas, que crescerão 89% e 44%, respectivamente;
- Outro fato importante é o fortalecimento das operações internacionais a partir de Brasília, que crescerão 140%. Na capital federal, a Companhia irá dobrar a oferta para Miami e Orlando, com até dois voos diários para cada destino norte-americano. Ainda serão retomadas as ligações anuais sem escalas de Brasília para Cancún, no Caribe mexicano, e para Buenos Aires, capital argentina. Já em fevereiro, será a vez de Bogotá, na Colômbia, ser ligada com voos diretos para o hub da GOL no Aeroporto Internacional JK.
Na região Sudeste
- A região Sudeste terá um aumento de 15% em comparação a novembro de 2024. Serão disponibilizados mais de 3 milhões de assentos para a região, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, que ganharão, somadas, mais de 217 mil assentos para os destinos nacionais mais demandados durante o verão. Além desses, em GRU haverá o lançamento de novas rotas internacionais (San José – Costa Rica; Aruba, Caribe), enquanto no Rio ampliaremos em 45% a oferta internacional, que compreenderá Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina, além de Montevidéu, no Uruguai.
Na região Sul
- A malha aérea da região Sul apresenta um aumento de 17% em relação a novembro de 2024. Esse avanço se traduz na adição de 140 mil assentos extras, elevando o total de assentos disponíveis para mais de 860 mil em janeiro próximo;
- Entre os maiores destaques, Porto Alegre retoma a malha completa e ganha novas ligações sem escalas para Salvador. Em Foz do Iguaçu e Navegantes/Balneário Camboriú, a oferta para São Paulo e Rio de Janeiro será reforçada, fomentando o prestigiado turismo local. Já na capital catarinense, Florianópolis, além da maior oferta doméstica, a companhia duplica a oferta internacional com mais voos para Buenos Aires e lança ligações para Córdoba e Rosário, no interior argentino.
Na região Norte
- No Norte, a Companhia amplia a oferta em 15%, reforçando a região como uma importante fronteira turística, cada vez mais cobiçada por brasileiros e estrangeiros. Destinos como Belém, Palmas e Porto Velho ganham reforço na malha da Gol, enquanto Manaus também contará com operação internacional sazonal para Miami, com dois voos semanais.
Novas rotas da Gol no mercado internacional
No que se refere aos voos internacionais, a oferta geral da companhia aérea cresce 40% no verão, contra o mesmo período do ano anterior. Isso se deve ao incremento dos voos em rotas consagradas, à chegada de nove novas rotas e à inauguração de três novos destinos na América Central e no Caribe: San José (SJO), na Costa Rica, Cancún (CUN), no México, e Aruba (AUA), com voos diretos a partir do Brasil operados exclusivamente pela Gol.
Assim, a aérea passa a atender 15 destinos e 16 bases no Exterior conectadas ao Brasil com sua frota: Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), Miami, Orlando, Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Córdoba, Rosário, Bogotá, Assunção, Punta Cana, Mendoza e Paramaribo, além de San José (Costa Rica), Cancún e Aruba, cujos voos iniciam a tempo para a alta temporada, até dezembro de 2024.
No Brasil, 14 cidades recebem e emitem esses voos internacionais. São elas:
- São Paulo (GRU);
- Rio de Janeiro (GIG);
- Brasília (BSB);
- Florianópolis (FLN);
- Fortaleza (FOR);
- Belém (BEL);
- Salvador (SSA);
- Recife (REC);
- Natal (NAT);
- Belo Horizonte (CNF);
- Manaus (MAO);
- João Pessoa (JPA);
- Maceió (MCZ) e
- Porto Seguro (BPS).
Ainda em comparação com o último verão, são nove as novas rotas internacionais que aterrissam para a próxima temporada:
- Guarulhos (GRU)-San José (SJO);
- Guarulhos (GRU)-Aruba (AUA);
- Brasília (BSB)-Cancún (CUN);
- Brasília (BSB)-Buenos Aires/Ezeiza (EZE) – a partir de 7 de janeiro/25;
- Fortaleza (FOR)-Orlando (MCO);
- Florianópolis (FLN)-Rosário (ROS);
- Brasília (BSB)-Bogotá (BOG) – a partir de 4 de fevereiro/25;
- Natal (NAT)-Buenos Aires/Aeroparque (AEP);
- Guarulhos (GRU)-Buenos Aires/Ezeiza (EZE)
Destaques da Gol na América no Norte e no Caribe
- Para seus destinos na América do Norte e no Caribe, a Gol expande a oferta em mais de 40%, contra o mesmo período do ano anterior;
- Só no trecho à Flórida, nos Estados Unidos, onde atende as cidades de Miami e Orlando, o crescimento viabilizado pela Companhia é de aproximadamente 30% em voos: de Brasília para Miami e Orlando; de Fortaleza para Miami e Orlando; e de Manaus para Miami (operado sazonalmente);
- Além dos dois novos destinos que estão entre os favoritos dos brasileiros no Caribe e que ganham rotas exclusivas e sem escalas com a GOL – Cancún (10/12) e Aruba (18/12), respectivamente saindo de BSB e GRU -, a Companhia passa a oferecer mais decolagens de GRU para outra estrela caribenha, Punta Cana (PUJ), na República Dominicana, uma rota já reconhecida da Companhia. No geral, a empresa cresce 75% na região.
Verão na América do Sul e Central
A Gol inaugurou em 12 de novembro um novo destino na América Central, San José, capital da Costa Rica, a ser operado de forma também exclusiva e direta pela companhia, com partidas em Guarulhos. Cria, assim, um novo corredor para o turismo e os negócios entre o Brasil e a América Central. Somando-se o incremento de voos para toda a América do Sul, chega-se a um aumento de 34% na oferta da temporada 2024/2025.
Grandes emissores de turistas para o Brasil, como Buenos Aires (EZE e AEP), Montevidéu (MVD), Córdoba (COR) e Rosário (ROS), passam a ter mais opções de voos: de Buenos Aires/EZE para diversos pontos do País, especialmente Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (GRU), Florianópolis (FLN) e cidades do Nordeste (Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa); de COR e ROS para GIG e nova rota de ambas as cidades no interior argentino para Florianópolis. A partir de 7 de janeiro, Brasília (BSB) contará com operações sem escalas rumo a Buenos Aires (EZE), pela GOL.
Além da Argentina, a companhia retoma a rota de Montevidéu para o RIOgaleão (GIG). A partir de 4 de fevereiro de 2025, é a vez de Brasília ter voos diretos da Gol para Bogotá (BOG), conectando as capitais dos dois países e fomentando o turismo e negócios entre Colômbia e Brasil.
Os voos da Gol são operados com aeronaves Boeing 737, que, em configuração internacional, têm capacidade para até 176 passageiros. Os bilhetes internacionais para a alta temporada de verão já estão disponíveis no site e aplicativo da Gol, nas lojas Gol nos aeroportos, pelo site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.
“Planejamos aos nossos clientes do Brasil e do Exterior um verão de possibilidades. Aos brasileiros, que possam viajar com mais opções e comodidade rumo a destinos consagrados nas Américas ou desvendar novas paisagens, como Aruba, Costa Rica e México. Aos clientes internacionais, buscamos encurtar distâncias entre o sonho de conhecer cada vez mais o Brasil e os nossos reais atrativos, espalhados de Norte a Sul. É uma forma de a Gol reforçar seu papel de grande fomentadora do turismo brasileiro e de ‘Ser a Primeira para Todos’”, diz Bruno Balan, gerente executivo de Planejamento de Malha Aérea da Gol.
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ressalta o empenho do governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, para a ampliação da malha aérea para atração de turistas. “Com essa expansão internacional, a Gol reafirma seu papel fundamental no Turismo nacional, atraindo estrangeiros para explorar as belezas do Brasil, ao mesmo tempo em que incentiva os brasileiros a conhecerem novos países e culturas”, destaca. Costa Filho reforça sobre a importância do Turismo para a geração de mais emprego e renda e na movimentação da economia.
“O investimento da Gol em ampliar a conectividade do Brasil com o mundo é fundamental para continuarmos ampliando o número de turistas estrangeiros que visitam o nosso país. Trabalhamos em parceria com a GOL, nos locais de origem desses voos, mostrando toda a diversidade de destinos e experiências únicas que é possível acessar através das rotas da GOL, seja em voos diretos, ou em conexões rápidas e inteligentes com todas as regiões do Brasil”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“É uma satisfação constatar mais um avanço do programa Conheça o Brasil: Voando, uma parceria de sucesso para ampliar a diversificar a malha aérea nacional, principalmente na alta temporada, incentivando que cada vez mais brasileiros e estrangeiros busquem experiências únicas nos variados destinos e atrativos turísticos de todo o país. Essa ampliação para a alta temporada vai contribuir para mobilizar ainda mais o setor, movimentando as economias locais e com grandes reflexos na geração de emprego”, complementa o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Fonte: Panrotas.com.br