Você viu em outubro, que a União Europeia decidiu adiar mais uma vez a implementação do novo Sistema de Entrada/Saída (EES), medida de segurança fronteiriça da Europa da qual o ETIAS depende para ser colocado em prática. Até então, o sistema entraria em vigor em novembro, mas ficará para 2025.
O EES será um Sistema Oficial de Entrada/Saída devidamente automatizado, que registrará a chegada de turistas estrangeiros para estadias curtas, independentemente de serem elegíveis para entrada sem visto ou não. Além de registrar a entrada e saída de viajantes, o sistema também compilará as recusas de entrada.
Já o visto europeu ETIAS é outra história! Quando entrar em vigor, permitirá que cidadãos isentos de visto entrem em um território dentro da UE, mediante pagamento de taxa de 7 euros, para estadias de até 90 dias. É bom frisar que o ETIAS só será implementado quando o EES estiver consolidado.
A data exata de início da implementação do ETIAS ainda não foi confirmada pela UE, mas acontecerá pelo menos seis meses após a implementação do EES, ou seja, em meados de 2025. A autorização estará vinculada ao passaporte do viajante e terá validade de três anos, ou até o vencimento do passaporte (o que ocorrer primeiro).
Ao todo, 1,4 bilhão de pessoas de mais de 60 países, incluindo o Brasil, elegíveis para viajar para os países da UE/Área Schengen sem ter que obter um visto de curta duração, serão obrigados a solicitar uma autorização de viagem on-line antes de qualquer viagem aos cerca de 30 países europeus (veja abaixo)
A União Europeia tem trabalhado nesta autorização de entrada eletrônica, que é chamada de Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), desde 2016, em uma tentativa de aumentar a segurança na Europa, estando ciente de quem está chegando com antecedência, como relata o Schengen.News.
Quais países adotarão o EES/ETIAS?
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa, mas terão que utilizar o EES e o ETIAS quando forem implementados. Cerca de 30 países irão adotar os sistemas, com chegadas e saídas presentes nos registros europeus. Já o pagamento do “visto” só será adotado como requisito depois que o EES estiver em operação.
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- República Tcheca
- Dinamarca
- Eslováquia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Suécia
- Suíça
Fonte: panrotas.com.br