As companhias aéreas Abaeté, Azul, Gol, Latam e Voepass vão disponibilizar 29,8 milhões de assentos em cerca de 184 mil voos domésticos e internacionais na alta temporada de verão, entre 15 de dezembro e 28 de fevereiro. O número representa um acréscimo de 12% em relação à temporada passada.
- A região Sudeste terá um incremento de assentos de 16,1%, com destaque para a retomada de voos internacionais no Rio de Janeiro e Minas Gerais e o crescimento do doméstico no Espírito Santo.
- No Sul, o crescimento será de 6,5%, com Santa Catarina ofertando o dobro de assentos internacionais que o ano passado.
- No Nordeste, as empresas também apostam na retomada internacional, com Ceará crescendo 57,7% e Pernambuco, 42,7%.
- No Centro-Oeste, a variação é de 14,8%, com Mato Grosso do Sul aumentando em mais de 25% a oferta doméstica.
- Já na região Norte, as empresas elevaram a disponibilidade de bilhetes no Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
“Essa oferta demonstra a retomada sólida do setor. As empresas estão demonstrando sua confiança e aposta com mais investimentos para ampliação de malha, destacadamente no internacional. Voltamos a transportar mais de 100 milhões de passageiros no ano passado, o que já indicava o potencial de crescer mais. Nossas associadas aumentaram a quantidade de voos em todas as regiões do Brasil, e isso mostra que estamos no caminho certo para transportar cada vez mais passageiros e tornar o modal aéreo cada vez mais democrático”
Presidente da Abear, Jurema Monteiro
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento da oferta indica a retomada da economia brasileira. “Quem passa pelos aeroportos no Brasil vê que o brasileiro está viajando pelo país. Quando esse cidadão está fazendo turismo é porque a economia está respondendo, as coisas estão realmente avançando”, disse.
Pedro Pinheiro/Abear
“As empresas aéreas são decisivas para que a gente consiga ter a chegada de turistas estrangeiros aqui. Sabemos da importância do mercado da América Latina, por exemplo, da Argentina, que é o nosso principal país emissor de turistas, mas é crescente o Brasil enquanto destino para todos os mercados”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Os números foram anunciados nesta segunda-feira (11) em evento que marcou a renovação do programa “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e companhias aéreas para impulsionar o setor aéreo no país a partir de ações como stopover, promoção de novos destinos e plotagem de aeronaves.
Ofertas por companhias aéreas
Azul
No caso da Azul Linhas Aéreas, por exemplo, serão 3.994 voos extras entre dezembro e fevereiro, um aumento de 12% em relação a 2023, com novas rotas e conexões para destinos nacionais e internacionais e quase 40% a mais de assentos.
As regiões Nordeste e Sudeste, que abrigam os principais “hubs” da empresa – os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), o BH Airport, na cidade de Belo Horizonte (MG), e o terminal de Recife (PE) – receberão a maior parte dos pousos e decolagens no período.
A Azul vai operar 10 novas rotas diretas: entre Confins (MG) e Santarém (PA); Palmas (TO), Campo Grande (MS) Porto Alegre (RS) e Recife, além de aumentar frequências em rotas como Belém (PA)-Manaus (AM).
Outra novidade são viagens de madrugada (Campinas), em dezembro e janeiro. Haverá voos para Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio (Galeão), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).
Latam
Já a Latam disponibilizará 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a temporada de verão, de 1º de dezembro a 31 de janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) receberão o maior número de passageiros da empresa no período.
Os incrementos têm como foco 51,5 mil partidas de São Paulo (Guarulhos e Congonhas); Rio (Santos Dumont e Galeão), Brasília (DF) e Salvador (BA).
Gol
A Gol, além de fortalecer a frota já disponível com mais voos para as cidades grandes receptoras de turistas, divulgou que terá cinco novos destinos nesta temporada, sendo quatro internacionais: Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México), Aruba e um nacional, saindo para São José dos Campos (São Paulo).
Destinos que receberão mais voos
- Rio de Janeiro (RJ)
- Recife (PE)
- Salvador (BA)
- Porto Alegre (RS)
- Fortaleza (CE)
- Florianópolis (SC)
- Manaus (AM)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Aracaju (SE)
- Vitória (ES)
- Navegantes (SC)
- Balneário Camboriú (SC)
- Natal (RN)
- Maceió (AL)
- Jericoacoara (CE)
- Bonito (MS)
- Maceió (AL)
- Porto Seguro (BA)
- Salvador (BA)
- Caldas Novas (GO)
- Campo Grande (MS)
- Palmas (TO)
- Ilhéus (BA)
- Belém (PA)
Mercado internacional
A Azul vai operar rotas de ida e volta como entre Montevidéu (Uruguai) e Florianópolis (SC), até março de 2025. Haverá, ainda, voos de Assunção, no Paraguai, para Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE), além de ligações entre Miami, nos Estados Unidos, e Belo Horizonte (MG). Já a Latam terá viagens entre o Brasil e países como Argentina, Chile e Portugal.
Ceará e Pernambuco serão as principais portas de entrada de estrangeiros no Nordeste. No primeiro estado, a oferta vai crescer 57,7%, com destaque para ligações entre a capital cearense e Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Orlando e Miami (EUA). Já no segundo, a disponibilidade aumentará 42,7%, com voos conectando Buenos Aires, Santiago, Assunção, Orlando e Miami à capital pernambucana.
Em Brasília, por sua vez, a quantidade de assentos ofertada será 36,8% maior, com voos entre a capital federal e Santiago, Orlando, Miami, Lima, Cancún (México) e Bogotá (Colômbia). É importante ressaltar que as informações podem sofrer alterações, conforme redesenhos da malha efetuados pelas companhias aéreas.
Fonte: Panrotas.com.br