Está praticamente tudo pronto para o Aeroporto Salgado Filho começar a receber os serviços de check-in, embarque e desembarque de voos que estão sendo realizados na Base Aérea de Canoas. Atualmente, os procedimentos acontecem no Terminal Park Shopping Canoas.
A Fraport Brasil, concessionária que administra o Salgado Filho e as operações em Canoas, já está finalizando os detalhes para a transferência destes procedimentos. Com isso, todo o processamento de passageiros e controle de segurança passarão a ser feitos no Terminal de Passageiros do Salgado Filho a partir de 15 de julho.
Os passageiros que desembarcam na Base serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre
A operação de check-in, embarque e desembarque contempla a utilização de parte do TPS (piso 2 e 3) que não foi impactada pela enchente.
É bom frisar que pousos e decolagens seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas. Além disso, nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base e sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
Como funcionará o check-in, embarque e desembarque?
No piso 3, a área de embarque internacional será utilizada para a inspeção de segurança
O Terminal de Passageiros está passando por reformas. Com isso, sua estrutura acabou sendo adaptada para que seja utilizada a área internacional tanto no check-in quanto no embarque para a operação temporária. O acesso ao TPS deve ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2, e o ingresso será apenas pelas portas 5 e 6.
- Processo de check-in e despacho de bagagem será feito na área do check-in internacional
- No piso 3, a área de embarque internacional será utilizada para a inspeção de segurança
- Neste ambiente, haverá sinalização de embarque nos ônibus para a Base Aérea de Canoas
- Os passageiros que desembarcam na Base serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre
- No Salgado Filho, irão descer na estação de ônibus para retirar suas bagagens.
O Terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes de qualquer voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Serviços disponíveis
Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros no aeroporto Salgado Filho: Casa Café, no piso 2, Cidade Porto Alegre e Bella Gula, na Praça de Alimentação, e Hudson e Snoopy Café na sala de embarque.
Transporte
O Estacionamento 2, administrado pela Estapar, estará disponível tanto para carros, como para motos com tarifas especiais. As empresas especializadas em transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur estarão com um balcão de atendimento na estação de ônibus, bem como as locadoras Localiza, Locasul, Movida e Unidas.
Para quem vem da Base Aérea de Canoas, o ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo – no canteiro central, em frente a porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, o passageiro deverá se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.
Fonte: panrotas.com.br / Fraport Brasil