Veja como vai funcionar o codeshare entre Azul e Gol, a partir de junho.

As companhias aéreas Azul e Gol oficializaram o acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare (compartilhamento de voos). A parceria incluirá apenas as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não a outra. As rotas que são operadas por ambas as Companhias não entram no codeshare.

“O acordo envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare”, diz o comunicado conjunto das empresas. O início do acordo será no final de junho, de acordo com as empresa

“Esse acordo vai trazer enormes benefícios para os nossos Clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao Cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da Gol nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem”, disse Abhi Shah, Presidente da Azul.

Abhi Shah, presidente da Azul

“A Gol e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos Clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A Goljá oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também”, disse Celso Ferrer, CEO da Gol.

Celso Ferrer, CEO da Gol

Azul e Gol possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. O acordo vai criar mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão, segundo divulgaram as companhias.

Fidelidade e mais: como vai funcionar o codeshare

  • Pontos: Os pontos e milhas referentes aos trechos do codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea – por exemplo um voo da Gol comprado no site da Azul – poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, e essa escolha é do cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.
  • Check-in: O check-in deverá sempre ser feito nos canais digitais ou presencialmente nos balcões nos aeroportos da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho no caso de voos com conexão, independentemente da companhia que vendeu a passagem. No caso de voos com conexão, o Cliente receberá todos os cartões de embarque de sua viagem no check-in.
  • Bagagem: O despacho de bagagens segue a mesma regra do check-in. Deve ser realizado com a companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho, e serão entregues no destino final, independente de conexão com a outra companhia.
  • Mudanças: Remarcações e cancelamentos das reservas devem ser tratados com a companhia que vendeu a passagem.
  • Mais regras: As facilidades adicionais e itens opcionais, como assentos especiais e bagagens despachadas, além de benefícios de programas de fidelidade e transporte de cargas, mantêm-se sob as regras pré-determinadas por cada companhia e devem ser observadas pelos clientes.

Sobre a Azul : Oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas.

Sobre a Gol: A Gol é parte do Grupo Abra. Mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, conta com uma equipe de 13,7 mil profissionais da aviação e opera uma frota padronizada de 142 aeronaves Boeing 737.

O comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 23, não fala de uma potencial fusão entre as duas empresas.

Não faz muito tempo, vale lembrar, um acordo de codeshare foi anunciado entre Azul e Latam, mas não durou muito tempo. Segundo dados da Anac, a Latam tem 40% do mercado doméstico (dados de abril) e Gol e Azul 30% cada.

Fonte: panrotas.com.br

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