Previamente programado para ser aplicado este ano, o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) teve seu lançamento adiado para 2025 ainda no ano passado. O adiamento do visto europeu deve-se a um atraso no lançamento do Sistema de Entrada/Saída (EES), outra medida de segurança fronteiriça da União Europeia da qual o ETIAS depende para ser colocado em prática.
Em setembro de 2023, um funcionário da UE afirmou ao portal Schengen Visa Info: “Inicialmente esperávamos que o EES se tornasse operacional até ao final deste ano (2023) ou, o mais tardar, no início do próximo ano (2024). Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do ETIAS foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento.”
O mês de maio não foi oficialmente confirmado pela União Europeia, mas está alinhada ao que está sendo comunicado, que é meados de 2025 (ou mid 2025, em inglês), e também ao início do verão europeu em junho.
O que é o ETIAS?
O visto europeu ETIAS, quando em vigor, permitirá que cidadãos isentos de visto entrem em um território dentro da União Europeia/Espaço Schengen para estadias de curta duração (normalmente 90 dias em um período de 180 dias). A autorização do ETIAS estará vinculada ao passaporte do viajante e terá validade de três anos, ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. Quando um viajante obtém um novo passaporte, ele também precisará obter uma nova autorização de viagem do ETIAS.
Quanto custará o ETIAS?
O visto europeu custará 7 euros e geralmente levará alguns minutos para ser processada, embora o processo possa levar até quatro dias. Em alguns casos, caso um viajante precise fornecer informações adicionais, o processamento poderá levar até um mês. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos terão isenção de taxas.
Para mais informações e atualizações sobre o ETIAS, acesse o site oficial.
Fonte: panrotas.com.br