O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou um investimento R$ 40 milhões para reforçar a segurança nos principais aeroportos brasileiros. O programa Aeroportos+Seguros visa aprimorar e atualizar protocolos de segurança em aeroportos brasileiros, mesmo naqueles operados pela iniciativa privada.
O investimento será revertido na compra de novos equipamentos de raio-x, detectores de líquidos e explosivos, além de scanners corporais. Parte da verba também será direcionada para a implantação de sistemas de acesso biométrico de funcionários, além da aquisição de novas câmeras de monitoramento.
O programa foi elaborado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Polícia Federal (PF), em coordenação com a Receita Federal do Brasil (RFB) e os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os recursos partirão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
No Aeroporto Internacional de Guarulhos – primeira estrutura aeroportuária a receber os recursos – serão instalados três novos scanners corporais, seis novos equipamentos de raio-x, oito aparelhos de detecção de explosivos e acesso biométrico de funcionários em áreas restritas.
Márcio França explicou que o programa foi elaborado após o episódio recente de duas brasileiras que foram presas injustamente na Alemanha após terem suas bagagens trocadas na área restrita do terminal.
“Apesar do aeroporto em Guarulhos ter sido concedido à iniciativa privada, é responsabilidade do poder público tratar da questão da segurança, que precisa ser constantemente atualizada e aprimorada”,
Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos
Fonte: panrotas.com.br